COMO PEDIR APOSENTADORIA PELA INTERNET?

Peça sua aposentadoria sem sair de casa!

1. O que devo fazer para pedir a aposentadoria?

Muitas pessoas não sabem como pedir sua aposentadoria, acreditam que se trata de um procedimento complexo, mas hoje vou mostrar como é bastante simples.

Nesse artigo vou mostrar de forma muito didática como funciona o sistema Meu INSS feito para que você possa pedir sua aposentadoria.

Fique comigo até o final e vai saber o procedimento a ser adotado e provavelmente vai conseguir pedir sua aposentadoria sem sair do conforto de sua casa.

2. O que fazer antes de pedir sua aposentadoria ao INSS.

Querido leitor, aconselho que leia o passo a passo que fiz para explicar como simular o tempo de contribuição que você possui e quanto tempo falta para sua aposentadoria, clique aqui.

Após ler o passo a passo acima já sabe quanto tempo de contribuição possui aproximadamente e qual modalidade de aposentadoria deve pedir ao INSS.

Agora falta separar os documentos necessários para formalizar o seu pedido de aposentadoria, aconselho a separar e digitalizar os seguintes documentos:

  1. Identidade e CPF;
  2. Comprovante de residência;
  3. Documento de atividade especial
  4. Documento de atividade Rural
  5. Requerimento escrito (escreva a caneta ou no computador com suas palavras explicando tudo que achar necessário sobre sua aposentadoria).
  6. Documento de serviço militar;
  7. Guias de pagamento de contribuição autônoma

Não se preocupe se não souber o que é um dos documentos ou caso não tenha esse documento disponível no momento do pedido, poderá pedir a revisão da aposentadoria no futuro quando estiver em posse do que faltou.

É necessário digitalizar os documentos para juntar no pedido de aposentadoria, é muito simples, pode fazer usando o seu celular, baixe um programa chamado Adobe Scan para lhe ajudar, se não conseguir pode tirar fotos com seu celular e após converter em pdf em sites de forma online.

Aconselho a pedir sua aposentadoria mesmo que falte algum documento ou informação, pois o pagamento é feito desde a data do pedido, se demorar um ano para pedir, em tese, perderá um ano que poderia ter recebido, e se o benefício for negado por falta desse documento poderá apresentar recurso e o documento ou pedir outro meio de suprir a falta dele.

3. Passo a passo de como pedir aposentadoria pela internet

Para começarmos é necessário acessar o sistema Meu INSSclique aqui, pois é nesse sistema da previdência que você fará o pedido.

1º passo: acesse o sistema Meu INSS:

2º passo: após selecionar a opção “ENTRAR” chegará na tela abaixo:

3º passo: se você ainda não fez seu cadastro no sistema, deverá parar esse passo a passo e realizar. Agora, basta inserir seu login e senha e acessar o sistema, aparecerá a seguinte tela:

4º passo: na tela acima vai selecionar a opção “Pedir Aposentadoria“, após você será redirecionado a tela abaixo:

5º passo: na tela acima selecione a modalidade de aposentadoria que melhor se adapta ao seu caso, na consulte esse artigo sobre simulação.

Contudo, não se preocupe já que o INSS tem a obrigação legal de lhe conceder a aposentadoria mais vantajosa e mesmo que não faça como já expliquei no artigo sobre revisão, que citei acima, poderá pedir em momento futuro a correção sem qualquer problema.

Após escolher a opção de aposentadoria que acha mais vantajosa o sistema pedirá para atualizar seus dados, faça de forma muito correta, principalmente quanto ao e-mail e telefone, o INSS tem preferência para lhe comunicar sobre qualquer coisa por e-mail, fique atento ao seu.

Passo a passo com as imagens, clique no link: https://andriellyscrobot.jusbrasil.com.br/artigos/864445584/como-pedir-aposentadoria-pela-internet?utm_campaign=newsletter-daily_20200623_10230&utm_medium=email&utm_source=newsletter

Fonte: Dra. Andrielly Scrobot, advogada especialista em aposentadoria.